Skip to main content

Os deputados do PSD/Açores eleitos por São Miguel iniciam amanhã, quinta-feira, 24 de maio, uma visita de dois dias ao concelho de Vila Franca do Campo, dando assim sequência a um roteiro que os parlamentares social-democratas açorianos estão a cumprir por todos os concelhos da maior ilha açoriana.

O programa da visita está organizado de forma a que os deputados possam reunir com responsáveis de instituições, organizações e empresas locais, obedecendo, assim, a uma política de proximidade essencial para que os eleitos pelo PSD/Açores ao parlamento açoriano possam refletir, junto de quem vive, trabalha ou investe em Vila Franca do Campo, sobre as necessidades e desafios do concelho.

Está também agendada uma sessão de cumprimentos e reunião de trabalho dos deputados do PSD/Açores eleitos por São Miguel com o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, amanhã, às 11h30, nos Paços do Concelho.

Na sexta-feira, às 11h00, os deputados irão visitar as instalações da empresa “Queijadas da Vila”, visita que pode ser acompanhada pela comunicação social.

No final desta visita, o líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, fará declarações à comunicação social.

Esta é a terceira visita dos deputados do PSD/Açores no âmbito do roteiro por todos os concelhos de São Miguel que já passou pelo Nordeste e Povoação.

O concelho de Vila Franca do Campo é composto por seis freguesias. Em 2016, residiam naquele concelho 11.256 habitantes, o que representa uma quebra de 20% em relação a 1970, ano em viviam no concelho 13.905 habitantes.

Em termos sociais, Vila Franca é servida por um centro de saúde, sendo que a média de médicos por 1000 habitantes, em 2016, é de 1,2, enquanto que em São Miguel é de 3,6 e nos Açores de 3,1.

No que respeita à Educação, a taxa de retenção e desistência no Ensino Básico (11,6%) e no Ensino Secundário (77%) estão em linha com as taxas verificadas em São Miguel (12,4% e 77,6%) e nos Açores (10,8% e 77%).

O setor terciário absorve a grande maioria dos trabalhadores por conta de outrem naquele concelho (70%). O ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem em Vila Franca do Campo é de 789 euros (nos Açores é de 986 euros e em São Miguel é de 1000 euros).

No que respeita à Segurança Social, 16% da população, em 2016, era pensionista da Segurança Social e 9,8% da população era beneficiária do Rendimento Social de Inserção.

O poder de compra per capita em 2015 fixava-se nos 62,99%, ligeiramente acima do poder de compra no Nordeste (62,69%, o mais baixo da Região) e atrás de Ponta Delgada, concelho com o mais alto poder de compra da Região (105,5%).