Skip to main content

O grupo parlamentar do PSD/Açores quer que o Governo Regional confirme a existência de um estudo de viabilidade económica – pago pela Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) ao Instituto Superior de Economia  Gestão (ISEG), em 2016 -, relativamente à criação da Zona Económica Especial para a Praia da Vitória.

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, os deputados social democratas eleitos pela Terceira lembram que “já se passaram dois anos sobre o anúncio feito pelo vice-presidente do Governo Regional, sobre a criação da Zona Económica Especial na área envolvente do Porto da Praia da Vitória e Base das Lajes, que visava a facilitação da instalação de empresas e indústrias criadoras de emprego”.

“Em novembro de 2015, Sérgio Ávila referiu que o Governo dos Açores depositava muita esperança e muita confiança nos efeitos positivos que a iniciativa iria provocar na economia da ilha Terceira e, por consequência, na economia de toda a Região”, refere a deputada Mónica Seidi.

“Na ausência de respostas concretas e esclarecedoras para vários projetos prometidos aos terceirenses, exigimos explicações ao Governo Regional sobre este assunto”, frisou a parlamentar.

Além de solicitar a cópia do eventual contrato entre a SDEA e o ISEG, bem como do estudo efetuado e anunciado, os deputados do PSD/Açores querem saber “quando foi comunicada ao Governo da República a intenção de criar a Zona Económica Especial para a Praia da Vitória, formalizada com a elaboração de uma proposta, no âmbito do processo de candidatura posterior à Comissão Europeia”, explicam

“Passaram-se dois anos sobre o anúncio da intenção do Governo Regional em criar a Zona Económica Especial, e nada mais se soube sobre o projeto. É tempo do Governo Regional dar explicações aos terceirenses e aos açorianos sobre o mesmo”, concluiu Mónica Seidi.