O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, afirmou que o governo da República, ao faltar ao debate sobre a contaminação de solos e aquíferos na ilha Terceira, contribuiu para mais “notícias especulativas e alarmismo” sobre o problema.
“O governo faltou a este debate. Simplesmente está a dizer que não tem nada a haver com isto. É um assustador desinteresse. O governo teria de estar aqui, neste momento, na Assembleia da República, na frente aos deputados, a dizer quando se iniciam os trabalhos de uma descontaminação total”, afirmou António Ventura, no plenário do parlamento nacional.
O deputado social-democrata açoriano, que falava no debate sobre seis projetos de resolução, um dos quais do PSD, que reivindicam a limpeza dos passivos ambientais resultantes da presença militar norte-americana na Base das Lajes, salientou que, com esta “atitude de fuga”, o governo da República “está a incrementar o alarmismo e a criar mais especulação sobre a contaminação”.
“Só existe uma maneira de acabar com as notícias especulativas e alarmismo. É fazer o que não foi feito até agora: descontaminar totalmente”, considerou.
No debate no parlamento nacional, António Ventura lamentou que o governo da República e o PS continuem sem apresentar uma solução para o problema da contaminação de solos e aquíferos na ilha Terceira.
“O governo e o PS permitiram que solução para o problema não fosse apresentada. Todos esperávamos a data do início dos trabalhos para a descontaminação total. Não são precisas mais palavras. É preciso agir”, disse.
Para o parlamentar açoriano, o comportamento do governo da República nesta matéria é “irresponsável, negligente e criminoso”.
“O governo e o PS atiraram a resolução do problema para a frente. Assim, não contribuem para a necessária confiança das populações da Terceira, de quem visita a ilha e de quem quer investir”, disse.
O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República defendeu ainda a realização de um novo estudo, por uma entidade internacional, sobre a contaminação de solos e aquíferos na ilha Terceira, dado que o existe, da responsabilidade do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, “aconselha a não descontaminar determinadas áreas até saber que uso dar a elas”.
O projeto de resolução do grupo parlamentar do PSD, que propõe um plano imediato para a descontaminação dos solos e aquíferos na Terceira, foi aprovado.

