A Assembleia da República aprovou ontem a proposta do deputado do PSD/Açores, António Ventura, para a criação de um Comité Cientifico de suporte à alimentação humana para valorização e reconhecimento dos produtos agroalimentares, “uma entidade que vai suportar e validar a informação, de forma muito credível, retirando muitas dúvidas e especulações sobre os agroalimentos”, adiantou.
Segundo o social democrata, existe, atualmente, “muita desinformação pública, alguma criada de forma propositada, sobre determinados alimentos, entre os quais se destaca o leite”.
“Torna-se, assim, fundamental estabelecer um consenso ao nível académico, dos médicos, dos nutricionistas, entre outros, de modo a confirmar o leite e outros agroalimentos como bens alimentares indispensáveis à saúde humana”, defendeu o deputado.
António Ventura diz ser necessário “recuperar a confiança de muitos consumidores, desfazendo os mitos e as mentiras”, sendo que interessa “valorizar os agroalimentos como padrão alimentar nutritivo de comprovada segurança alimentar”, refere.
O futuro Comité “pretende vincar uma atitude de diferenciação, também sobre os produtos tradicionais, alguns deles com uma identificação comunitária, seja DOP, IGP ou ETG”, explica.
A iniciativa permitirá marcar a produção agrícola como uma das prioridades da decisão politica em Portugal, “contribuindo assim para combater os dramas do despovoamento e do envelhecimento que afeta muitos territórios”, além de que a possibilita “a construção, com atestada verdade, de campanhas publicitárias para o consumo de agroalimentos, em especial, do leite e produtos derivados”, atesta António Ventura.
De entre os vários benefícios apontados, “este comité científico vai também cooperar para uma vantagem competitiva nas exportações dos agroalimentos”, concluiu o deputado açoriano do PSD.

