Os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República, Berta Cabral e António Ventura, querem saber se o Governo já elaborou o Plano para a internacionalização dos agroalimentos açorianos, tendo solicitado ao Executivo de António Costa “a relação das ações e medidas já desenvolvidas para dar cumprimento à Resolução aprovada nesse sentido, em 2017”, adiantam.
Os social democratas lembram que, “por via de uma iniciativa apresentada pelo PSD, o Governo já devia ter estabelecido, conjuntamente com o Governo dos Açores e demais parceiros sociais relacionados, esse plano de internacionalização dos agroalimentos açorianos”.
Segundo António Ventura, “qualquer estratégia para os agroalimentos da Região depende, em muito, da sua comercialização exterior, pela afirmação dos mercados existentes e numa continua procura de novos mercados”, defende.
O deputado dá como exemplo o facto de os Açores produzirem “cinco vezes mais leite do que o que consomem, o que justifica a existência de uma consistente política de transportes e de prospeção de mercados”.
“Aliás, no subsetor da bovinicultura do leite nos Açores, o preço pago aos produtores não tem sofrido aumentos quando comparado com os restantes Estados-Membros da União Europeia. Ou seja, a crise persiste com preços baixos aos produtores”, frisa o social democrata.
“Como proponentes da iniciativa, questionaremos periodicamente o Governo para que a mesma não seja esquecida, tendo em conta a vital importância da mesma para os Açores”, reforçam os deputados.
“Assumimos o compromisso político de acompanhar e fiscalizar o cumprimento do Governo, também em relação a este assunto”, concluem Berta Cabral e António Ventura.

