Deputados tomam contacto com preocupações da lavoura açoriana

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, afirmou que a visita à Região dos parlamentares do grupo de trabalho sobre o setor leiteiro da Assembleia da República permitiu conhecer as preocupações da lavoura açoriana.

“Os deputados levam na bagagem um conjunto de preocupações que a Assembleia da República pode ajudar a solucionar, como a necessidade de reforçar as verbas do POSEI, as contribuições para a Segurança Social, os elevados custos dos transportes, a nova PAC e o seu financiamento, os baixos preços do leite pago ao produtor e os elevados custos de produção”, disse António Ventura.

O deputado social-democrata açoriano, que coordena o grupo de trabalho sobre o setor leiteiro a funcionar no âmbito da comissão parlamentar de Agricultura e Mar do parlamento nacional, salientou que “ficou cumprido um dos principais objetivos deste grupo, que era a visita aos Açores”.

“Os deputados de outras regiões de Portugal conheceram e ficaram sensibilizados para a realidade agrícola e, em especial, da bovinicultura de leite, que apresenta muitas especificidades, mesmo de ilha para ilha”, frisou.

Para António Ventura, “este contacto direto dos deputados com a agricultura açoriana ajuda a compreender um conjunto de dificuldades, mas também as potencialidades que os Açores detêm, o que terá um efeito positivo no futuro trabalho parlamentar, especialmente em iniciativas que envolvam as fileiras agrícolas regionais”.

“Cada vez mais o empenhamento da Assembleia República em temas agrícolas de âmbito regional torna-se crucial para o desenvolvimento dos Açores”, considerou.

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República referiu também que “esta visita do ‘Grupo do Leite’ e da Comissão de Agricultura é inédita em algumas Ilhas, o que demonstra o trabalho dos deputados açorianos no parlamento nacional”.

“O relatório final do grupo de trabalho sobre o setor leiteiro irá incidir com especial importância a fileira do leite nos Açores, pois em mais nenhuma região do país este setor tem a dimensão social e económica que existe nos Açores”, concluiu António Ventura.