Os deputados do PSD/Açores contactaram com pescadores, armadores e associações de pesca das ilhas do Faial e do Pico, na sequência do périplo que o maior partido da oposição está a fazer pelos portos da Região com vista a identificar os desafios do setor e a avaliar as condições de vida e de trabalho dos profissionais da pesca.
No Faial, Luís Garcia, porta-voz do PSD/Açores para o Mar e Pescas, e Jaime Vieira visitaram a Associação de Produtores Espécies Demersais dos Açores (APEDA).
Numa ilha onde o rendimento da pesca é um dos mais elevados, os deputados do PSD/Açores registaram as dificuldades com que os profissionais do setor se deparam, nomeadamente a impossibilidade de descarregarem atum bonito no entreposto frigorífico da Horta uma vez que os tanques de salmoura estão avariados por falta de manutenção.
Esta situação tem provocado constrangimentos aos profissionais do setor, aumentando os custos e provocando demoras nas descargas, já que têm de se deslocar para outras ilhas.
No final do encontro, Jaime Vieira alertou para a necessidade de modernizar a frota, de forma a criar melhores condições de trabalho nos barcos e maior segurança a bordo, e para a importância da formação dos pescadores para assegurar uma atitude sustentada e informada face a questões como a diversificação e a sustentabilidade.
O parlamentar destacou como indicador positivo a concordância entre a associação e os armadores para continuarem com o período de defeso na pesca do goraz, isto é, não pescarem em janeiro e fevereiro, meses essenciais para a desova, não aderindo no Faial à atribuição e gestão da quota trimestralmente.
“Esta decisão traduz o reconhecimento da importância do período de defeso para a recuperação dos stocks daquela espécie e dos rendimentos do setor”, afirma Jaime Viera.
Já na ilha do Pico, Luís Garcia e Jaime Vieira juntaram-se aos deputados do PSD/Açores eleitos pelo Pico, Marco Costa e Jorge Jorge, para uma visita ao porto de pescas das Ribeiras, onde depararam-se com a preocupação dos pescadores com o molhe de proteção do porto que não é alvo de uma ação de monitorização e manutenção há mais de 35 anos.
Os pescadores alertaram os deputados para a possibilidade de o molhe vir a ser destruído por ação do mar, uma vez que não existe quebra-mar.
Jorge Jorge anunciou que o PSD/Açores irá apresentar um requerimento no Parlamento regional para averiguar se o executivo tenciona intervir naquela infraestrutura portuária e, deste modo, melhorar as condições dos pescadores que trabalham naquele porto.
Da visita à Associação de Armadores da Pesca Artesanal da Ilha do Pico, e depois de uma visita dos deputados às instalações, Jaime Vieira e Luís Garcia destacaram o facto desta associação assumir hoje uma ação que vai além da administrativa, nomeadamente na valorização e venda de peixe direto aos consumidores, contribuindo desta forma para assegurar os rendimentos dos profissionais da pesca.
Face à capacidade de diversificação e inovação que esta associação tem demonstrado, o deputado social-democrata defendeu a “definição de critérios objetivos e claros às associações do setor, tendo em conta os serviços que cada uma efetivamente presta aos seus associados e à comunidade, procurando também reforçar a autonomia das associações e a capacidade técnica ao serviço do setor”.

