PSD desafia Governo a requalificar zona do aeroporto de Santa Maria com encaixe das alienações

O grupo parlamentar do PSD/Açores desafia o Governo a investir o produto da alienação do parque habitacional do aeroporto de Santa Maria na requalificação de toda aquela zona, nomeadamente nas infraestruturas de saneamento básico, como águas e esgotos.

O desafio foi lançado no final das jornadas parlamentares do PSD/Açores que terminaram hoje em Santa Maria, no âmbito da qual os deputados social-democratas analisaram a realidade económica e social local, contactando, para isso, com várias instituições

Segundo Paulo Parece, deputado do PSD/Açores eleito por Santa Maria, “o que se tem verificado é que o produto das alienações não está a ser devidamente aplicado na recuperação de toda a área do aeroporto, nomeadamente na área que é da responsabilidade do Governo regional e, por conseguinte, das Ilhas de Valor”.

Paulo Parece falava à margem de uma reunião com a direção da Ilhas de Valor, sociedade criada pelo executivo e responsável pelo regulamento da alienação dos terrenos e habitações propriedade da ANA até 2013, ano que o Conselho de Ministros do então Governo PSD/CDS aprovou a sua transferência para a posse da Região.

O social-democrata sublinhou que a requalificação da zona do aeroporto da ilha é uma “reivindicação antiga dos marienses que também querem ver desbloqueada a indefinição que se prolongou por vários anos sobre a zona habitacional do aeroporto”, que ocupa 10% do território da ilha, “facto que levou a que a habitação social na ilha ficasse para trás, isto é, a aguardar decisões públicas para loteamentos com mais de 15 anos”.

O parlamentar do PSD/Açores não deixou ainda de notar que as visitas do grupo parlamentar do PSD/Açores às diversas ilhas acabam por marcar a agenda do Governo regional, na medida em que “aceleram a preocupação do Governo com os problemas das populações”.

“Não é à toa que nos últimos dias o Governo desenvolveu duas diligências, uma das quais já tem alguns anos, acerca da zona do aeroporto. É caso para dizer que as visitas do grupo parlamentar do PSD/Açores acabam por acelerar a preocupação do Governo. Mais do que as visitas estatutárias”, afirmou o deputado do PSD/Açores eleito por Santa Maria.