As estruturas regionais da Juventude Social Democrata nos Açores e na Madeira promovem no fim de semana uma nova edição da Cimeira Atlântica Jovem, um fórum que reúne aquelas duas estruturas insulares de juventude.
Depois de, em 2015, ter tido lugar na cidade do Funchal, a Cimeira Atlântica Jovem realiza-se em Ponta Delgada, contando com uma comitiva da JSD/Madeira, liderada pelo seu responsável regional André Alves.
Segundo Flávio Soares, presidente da JSD/Açores, o encontro perspectiva “um olhar para o futuro, com as autonomias a serem o mote central”, que a estrutura açoriana dos jovens social democratas “vai focar na reunião”, explicou.
“É mais do que tempo para, no parlamento açoriano, seguirmos o caminho que já começou a ser trilhado na Madeira. Temos de pensar o que queremos para o futuro da autonomia açoriana, melhorando-a e ampliando a capacidade democrática da nossa Região”.
Para Flávio Soares, “é urgente trazer para a casa da democracia açoriana o debate que já está a ser feito na sociedade civil”, adiantou.
Também a organização e a preparação interna para as eleições autárquicas de outubro serão temas em foco, “sendo que juntamos as duas estruturas com o objetivo de apresentar as melhores soluções para os concelhos e freguesias dos Açores e da Madeira”, refere o jovem social democrata.
“Podemos aprender em conjunto para enfrentar aquele que é o nosso grande desafio em 2017”, sublinhou.
Vão também ser apresentadas intervenções sobre temas como Saúde, Economia, Emprego e Educação, vertentes que, para o presidente da JSD/Açores, “serão sempre os pilares da nossa autonomia”, referiu.
A comitiva da JSD/Açores reúne, para além do líder regional, Flávio Soares, os vice-presidentes Luís Pereira e Vitória Silva, a Secretária Geral, Eunice Pinheiro Sousa, a Secretária Geral Adjunta, Vitória Couto e o Diretor do Gabinete de Estudos, Luís Ramos Freitas.
Os trabalhos têm início no sábado (10), a partir das 10h00, na sede da JSD/Açores, em Ponta Delgada, realizando-se duas sessões conjuntas de trabalho. O encerramento está marcado para as 16h30, com intervenções dos líderes regionais – Madeira e Açores – da JSD.