Skip to main content

A deputada do PSD/Açores, Mónica Seidi, lembrou hoje o anúncio do Governo Regional para a construção de um Centro de Alto Rendimento na Praia da Vitória, considerando que se trata “de mais uma promessa que ficou por cumprir para a Ilha Terceira, e nem há qualquer verba destinada a essa obra”, afirmou.

Após uma visita ao Clube Naval da Praia da Vitória, a social democrata lembrou que, em março de 2016, foi deliberado em Conselho do Governo o interesse público do projeto de construção do Sports Eco Resort, “que incluía a construção de um Centro de Alto Rendimento para os desportos náuticos na freguesia de Santa Cruz, na Praia da Vitória, com o objetivo do desenvolvimento de grandes competições desportivas e da promoção de eventos naquele âmbito”.

“Infelizmente, e passado um ano, nada foi feito. Inclusivamente, o Secretário Regional da Educação e Cultura, que tutela a pasta do Desporto, ouvido na Comissão de Assuntos Sociais a 22 de fevereiro no âmbito do Plano e Orçamento, confirmou a não existência de verba para essa infraestrutura, desconhecendo mesmo se seria possível avançar com a sua construção, ou quando isso iria acontecer”, frisou Mónica Seidi.

Para a deputada, trata-se de “mais uma promessa anunciada e não cumprida para a Ilha Terceira, e de mais um exemplo de má gestão na área desportiva para a Região. Além disso, falamos de uma estrutura que seria uma valia acrescida para a dinamização da economia e do turismo especializado na Ilha Terceira”, referiu.

Mónica Seidi acrescentou que, apesar dos reforços nas verbas do Plano e Orçamento para 2017, “quantidade nem sempre é sinónimo de qualidade, e basta olharmos para a taxa de participação desportiva absoluta na Região nos últimos seis anos. Enquanto o senhor Secretário se congratula por esta ser o dobro da média da taxa de participação absoluta a nível nacional, verificamos curiosamente que não tem havido um crescimento da mesma”.

“Ou seja, entre 2013 e 2015, tínhamos uma taxa de participação de 9.5%, mas essa taxa baixou para 9.35%. Tem estagnado e isso é resultado da má gestão das políticas desportivas aplicadas na Região, apesar de reconhecermos que existem casos pontuais de excelência”, disse.

A visita desta tarde inseriu-se no plano de atividades que os deputados terceirenses do PSD estão a desenvolver ao longo da legislatura, nas mais variadas áreas sectoriais e importantes para o desenvolvimento da ilha.

O Clube Naval da Praia da Vitória tem 38 anos de existência, conta atualmente com mais de 100 atletas, que praticam diversas modalidades, maioritariamente viradas para o mar, aproveitando também as condições fantásticas da baía daquela cidade.