O deputado do PSD/Açores António Almeida defendeu hoje a criação em todas as ilhas com produção leiteira de Comissões Técnicas de Acompanhamento para a classificação de Leite.
“Essas comissões foram criadas nas ilhas de São Miguel e da Terceira para cumprir legislação no âmbito da União Europeia, nacional e regional, resultando num sistema de classificação do leite e acompanhando as exigências higio-sanitárias e técnicas, garantindo assim o desígnio da saúde pública e da segurança alimentar”, explicou.
O parlamentar do PSD/Açores destacou a importância da “participação ativa” de todos os intervenientes da fileira do leite na Região “nos mecanismos de valorização e evolução da qualidade de leite e dos produtos lácteos dos Açores”.
Segundo o deputado social-democrata, as Comissões Técnicas de Acompanhamento contam com a participação de representantes “da Secretaria Regional da tutela, do IAMA, das associações de produtores de leite, das cooperativas de lacticínios, e da Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios”.
“Concordamos que o Governo dos Açores crie estas Comissões Técnicas nas restantes ilhas com produção leiteira, para além de São Miguel e da Terceira, facultando assim o diálogo e a concertação estratégica nesta matéria da classificação de leite que tanto importa à economia dos Açores”, disse António Almeida.

