Skip to main content

O candidato do PSD/Açores a presidente do governo anunciou hoje que vai reduzir os gastos em assessorias de imprensa e comunicação no executivo regional, usando as poupanças obtidas em programas de apoio à comunicação social privada.

“Vamos reduzir o número de assessorias de imprensa e diminuir a dimensão do GACS, o gabinete de comunicação do governo. Com esta medida iremos obter uma poupança de cerca de meio milhão de euros que serão aplicados em programas de apoio à comunicação social privada”, afirmou Duarte Freitas, após uma visita às instalações da Rádio Cais, em São Roque do Pico.

O líder dos social-democratas açorianos salientou que irá “garantir o exercício da livre informação” e que os serviços de comunicação institucional do governo regional vão servir exclusivamente para dar conta da atividade governativa que seja de “verdadeiro interesse público”.

Duarte Freitas referiu que o seu governo vai criar um novo programa de incentivos financeiros ao investimento na modernização tecnológica da imprensa e rádio, majorar os apoios à publicação de jornais não-diários nas ilhas que não dispõem de edições impressas e apoiar a criação de novos projetos informativos online.

O candidato do PSD/Açores a presidente do governo destacou a “extrema importância” que os meios de comunicação têm nos Açores para garantir o “direito à informação” dos cidadãos e reforçar a coesão regional.

Duarte Freitas acrescentou que o governo do PSD/Açores “apostará estrategicamente na publicidade institucional, sempre com base em regras de equidade e transparência, para campanhas regionais de informação ou sensibilização pública”.