O candidato do PSD/Açores a presidente do governo, Duarte Freitas, garantiu que nos próximos quatro anos vai iniciar-se o ensino das tecnologias de informação e comunicação no segundo ciclo do ensino básico.
“Vamos iniciar o ensino das tecnologias de informação e comunicação no segundo ciclo para, em conjunto com outras medidas, preparar os jovens açorianos para um grande projeto económico e de criação de emprego na área das novas tecnologias”, afirmou Duarte Freitas, na apresentação do programa eleitoral e de governo do PSD/Açores.
O líder dos social-democratas açorianos salientou que a Educação vai ser uma das grandes prioridades do seu governo, referindo que a aposta neste setor visa “tornar a escola mais atrativa para os alunos e valorizar o papel dos professores, assegurando a qualificação de toda uma geração”.
O candidato do PSD/Açores a presidente do governo explicou que as grandes metas para os próximos anos são a redução em cinco por cento do abandono escolar precoce, a diminuição em cinco por cento do insucesso escolar no ensino básico e baixar para metade o número de jovens que não se encontram empregados.
Para o efeito, o governo de Duarte Freitas vai criar contratos de autonomia com as escolas e desenvolver uma “linha de formação vocacional para alunos a partir dos 14 anos com, pelo menos, duas retenções registadas”.
Outra das medidas é o uso de manuais escolares digitais, “reduzindo a despesa das famílias com os livros escolares e conferindo interatividade aos conteúdos escolares, tornando-os mais apelativos”.
O líder dos social-democratas açorianos garantiu ainda que vai implementar concursos anuais de contratação de docentes, “com especial atenção à necessidade de regularizar a situação de professores contratados há mais de cinco anos”.

