Skip to main content

O presidente do PSD/Açores lamentou que o governo regional nada tenha feito para suspender o pagamento por conta para os agricultores açorianos, que quarta-feira tiveram de pagar cerca de dois milhões de euros em imposto.

“Este foi um dia negro para os lavradores dos Açores. Dois milhões de euros saíram dos bolsos dos agricultores açorianos para os bolsos do ministro das Finanças do governo da República”, afirmou Duarte Freitas, durante um encontro com agricultores na freguesia de Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo.

O líder dos social-democratas açorianos lembrou que o PSD/Açores “reivindicou que o governo regional interviesse junto do governo da República para que o pagamento por conta não fosse feito agora”, até porque no próximo ano, “quando se fizer o acerto de contas com as Finanças, vai chegar-se à conclusão que os lavradores não tinham de pagar nada”.

“No final vai haver um encontro de contas e concluir-se que os agricultores não tinham de pagar. Então porque é que fizeram os lavradores pagar agora cerca de dois milhões? É assim que se ajuda a lavoura? E o que é que o governo regional fez? Não fez nada”, disse.

Duarte Freitas desafiou ainda o governo regional socialista a “mexer-se” para obter mais fundos comunitários para a fileira do leite do arquipélago, dando como exemplo um pacote europeu de 150 milhões de euros já disponível para o setor.

“É preciso que os Açores se mexam para ir buscar esse dinheiro. É preciso querer mesmo salvar a lavoura. Nós queremos salvar a lavoura. Não queremos salvar a cara para manter o poder, que é só o que os socialistas pretendem”, afirmou Duarte Freitas.