Skip to main content

O PSD/Açores inquiriu hoje o Governo Regional sobre o “restauro urgente” da primeira Capela do Senhor Santo Cristo, no lugar da Caloura, em São Miguel, e que se encontra “em ameaça de ruína”, disse o deputado José Andrade.

Num requerimento entregue na Assembleia Legislativa, o social democrata recorda que aquela Ermida “foi classificada, pelo próprio Governo Regional, como imóvel de interesse público” em 2008, “encontrando-se agora num crescente estado de degradação estrutural”.

Face a um pedido de apoio público da família proprietária da Capela da Caloura, “que simboliza a origem histórica do culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres em São Miguel e nos Açores”, o nosso requerimento questiona “se o Governo considera colaborar devidamente na premente recuperação daquele imóvel classificado”, adianta José Andrade.

“Quando concretizadas as obras com o devido apoio público”, o parlamentar social-democrata pergunta também se o Governo admite “protocolar com o proprietário a disponibilização do imóvel ao serviço da comunidade, designadamente para fins de interesse turístico e cultural”, sublinha.

“A festa religiosa de maior concentração popular nos Açores tem a sua origem histórica na Capela do lugar da Caloura, acrescentando ao simbolismo espiritual um reconhecido interesse patrimonial: reúne azulejos, talhas e imagens únicas, de valor incalculável, datadas dos séculos XVI, XVII e XVIII”, refere José Andrade.

A Ermida da Caloura foi a primeira morada açoriana da Imagem do Senhor Santo Cristo, tendo sido oferecida pelo Papa às religiosas que se deslocaram a Roma, no século XVI, a pedir autorização para instalar um convento no lugar então conhecido como Vale de Cabaços.

A imagem-sacrário do “Ecce Homo” foi depois transferida para o Santuário da Esperança, em Ponta Delgada, motivando um culto exteriorizado a partir de 1700.

“A pertinente recuperação da Capela da Caloura, com apoio público, pode e deve motivar a sua conveniente utilização para benefício público, como mais-valia da emblemática Caloura, do concelho da Lagoa e de São Miguel em geral”, conclui o deputado do PSD/Açores.