Skip to main content

Os deputados do PSD/Açores eleitos pela Ilha Terceira acusaram hoje o PS e o presidente do governo regional “de mentirem sobre o processo de construção de um terminal de cargas na aerogare civil das Lajes. É lamentável a forma como o PS faz pouco de nós terceirenses”, disse, em conferência de imprensa, Paulo Ribeiro.

Segundo o social democrata, que entregou cópia de um ofício do Ministério da Defesa Nacional comprovando o facto, “quem deu um parecer favorável à construção do terminal de cargas na aerogare civil das Lajes foi o Governo do PSD de Pedro Passos Coelho, como comprovam os documentos que vos apresentamos. E não o atual governo da República”, afirmou.

“Berto Messias e o PS de Vasco Cordeiro mentiram. Só que a mentira tem perna curta, como o PSD aqui comprova”, avançou Paulo Ribeiro, lembrando que “estava inscrita no Plano e Orçamento para 2007 uma ação que previa o projeto para o terminal de cargas das Lajes. Era então Primeiro-ministro de Portugal José Sócrates”.

“Em 2007, o problema não foi resolvido e projeto não teve condições para avançar. Em 2008, continuou parado. Em 2009 e 2010, o PS e Vasco Cordeiro, Secretário Regional da Economia, nada fizeram”.

O deputado do PSD/Açores reforça que, em 2011, “o país está à beira da bancarrota, o PS chama a Troika, José Sócrates vai à sua vida e os portugueses entregam a governação do país ao PSD e a Pedro Passos Coelho”.

“Foi preciso mudar o Governo da República para que houvesse um parecer favorável à construção do terminal de cargas da aerogare civil das Lajes”.

“O PS mente, então, quando diz que quer resolver os problemas da ilha Terceira. Como fez, em dezembro de 2011, criando falsas expectativas aos empresários quando anunciou uma ligação marítima direta entre a Praia da Vitória e Lisboa.

Bastaram oito meses para que essa ligação deixasse de existir”, recordou.

“Quanto ao terminal de cargas”, sublinhou Paulo Ribeiro, “foram 10 anos à espera só do projeto. Como são 20 anos à espera de uma solução para o Porto da Praia, à espera de uma verdadeira politica económica para a ilha Terceira que seja alternativa à Base das Lajes”.

“20 anos de falsas preocupações, 20 anos de verdadeira inação. Foram 20 anos de tempo perdido para a nossa ilha”, afirmou o deputado.

“Passadas estas duas décadas precisamos de ideias novas e de soluções. Que o Partido Socialista já não é capaz de encontrar. Só com um Governo do PSD na  República foi possível a aprovação do projeto do terminal de cargas das Lajes, e só com um Governo do PSD nos Açores será possível a sua conclusão”, concluiu.