Duarte Freitas garante programas ocupacionais melhorados

O presidente do PSD/Açores afirmou que um futuro governo regional social-democrata vai garantir que os atuais programas ocupacionais de emprego serão “melhorados” e que estes “são para continuar até que a economia crie postos de trabalho suficientes”.

“Comigo presidente do governo os programas ocupacionais vão ser melhorados para corrigir algumas injustiças existentes atualmente. Com um governo do PSD/Açores estes programas são para continuar, prolongar e melhorar”, afirmou Duarte Freitas, no colóquio “O desemprego não é seguro”, organizado pelos TSD/Açores.

O líder dos social-democratas açorianos salientou que “estes programas ocupacionais, não sendo a solução para o desemprego, são necessários enquanto a economia dos Açores não criar postos de trabalho suficientes”.

Duarte Freitas referiu que uma das “injustiças” que afeta os desempregados inscritos nos programas ocupacionais de emprego é o facto de não poderem usufruir de alguns direitos básicos.

“Um cidadão inscrito num programa ocupacional de emprego está impedido de faltar ao trabalho para assistir ao nascimento de um filho ou para estar presente no funeral de um familiar. Esta situação não pode continuar. Comigo presidente do governo vai ser corrigida”, disse.

O presidente do PSD/Açores sublinhou igualmente que a precariedade que representam estes programas ocupacionais “é resultado deste regime de 20 anos do PS”, tendo considerado que “estes cidadãos, vítimas da governação socialista, não podem continuar a ser usados meramente como mão-de-obra barata, nem instrumentalizados para efeitos eleitorais”.

“A imensa dignidade de cada cidadão e o direito ao trabalho serão uma marca da minha governação. Quero dar a mão a quem precisa sem usar o poder para promover a dependência”, assegurou Duarte Freitas.