O PSD/Açores apresentou, na Assembleia Legislativa, um voto de protesto pelos 10 anos de incumprimentos do Governo Regional na obra de recuperação do edifício sede do Museu Carlos Machado em Ponta Delgada. Segundo o deputado José Andrade, “em abril de 2016, já não estamos à espera da conclusão da obra, mas sim da próxima promessa”, afirmou.
Para o social-democrata, “no último ano de uma legislatura de quatro anos e na última legislatura de um regime de vinte anos, o Governo do PS continua incapaz de cumprir os compromissos que assume”, frisou. O Voto foi rejeitado pela maioria socialista, apesar de merecer os votos favoráveis de todos os cinco partidos da oposição.
José Andrade recordou que o núcleo principal do maior equipamento museológico da ilha de São Miguel “foi encerrado em 2006, primeiro para ampliação, depois só para remodelação e afinal nem para reabilitação. Houve um primeiro concurso alterado, um segundo concurso anulado e um terceiro concurso inacabado. Só nesta obra, durante 10 anos, o Governo já fez 10 promessas que não foi capaz de cumprir”, recordou.
E lamentou “que se tenham desperdiçado 10 anos, com as portas fechadas do núcleo mais representativo do museu, no histórico Convento de Santo André, deixando escondidas e a degradarem-se as coleções de maior interesse turístico da nossa História Natural e da nossa Etnografia”.
“Este Voto de Protesto não seria necessário se o Governo cumprisse as promessas que faz”, prosseguiu José Andrade, “portanto, quando agora é confrontado com um legítimo protesto do órgão fiscalizador da ação governativa, o Governo só se pode queixar de si próprio. Contra factos não há argumentos e um Governo incapaz só merece protesto”, concluiu.