Duarte Freitas defende “crescimento sustentável” do turismo

O presidente do PSD/Açores defendeu a “qualificação da oferta” turística no arquipélago, de modo a garantir um “crescimento sustentável” do setor no seguimento da liberalização das ligações aéreas com o exterior.

“O PSD/Açores sempre esteve ao lado da liberalização. Hoje vemos que tínhamos razão. O impacto da abertura do espaço aéreo é muito importante, mas impõe também a responsabilidade de qualificar a oferta turística a todos os níveis para que possamos ter um crescimento sustentável do nosso turismo”, afirmou Duarte Freitas, em declarações aos jornalistas, após uma visita ao Hotel Casa Hintze Ribeiro, em Ponta Delgada.

Na semana em que se assinalou o primeiro aniversário da liberalização das ligações aéreas com o exterior, o líder dos social-democratas açorianos recordou que “até 2015 se gastaram dezenas de milhões de euros em promoção sem nenhum proveito”, tendo sido a chegada das companhias aéreas “low-cost” que “trouxe o crescimento” do turismo.

“Esses milhões de euros [em promoção] foram praticamente atirados ao lixo. O advento da liberalização e das ‘low-cost’ é que trouxe o crescimento exponencial do turismo. E para que esse crescimento seja sustentável impõe-se a qualificação da oferta”, salientou.

Para Duarte Freitas, a qualificação da oferta no setor “passa por começar a ter uma verdadeira cultura de turismo a nível da formação, do serviço, da arquitetura e em todos os aspetos relativos às principais atrações do turismo nos Açores”.

O presidente do PSD/Açores lembrou ainda que o problema da escassa notoriedade dos Açores como destino turístico “foi resolvido com a liberalização” do transporte aéreo, apesar de “haver muita gente que era contra a liberalização, embora hoje, passado um ano, digam que estão todos do mesmo lado”.

“Esta era uma liberalização que o governo regional não queria e que muitos responsáveis políticos não queriam. Hoje todos cavalgam o sucesso desta liberalização que não queriam”, disse Duarte Freitas.

Nesta visita ao Hotel Casa Hintze Ribeiro, o líder social-democrata esteve acompanhado pelos presidentes das câmaras municipais de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, e da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio.