A propósito das declarações e das infundadas acusações do dirigente socialista Miguel Costa sobre o presidente do PSD/Açores e sobre a abertura do espaço aéreo, reafirma-se:
É o Partido Socialista quem deve, e não qualquer outra personalidade ou partido político, vários pedidos de desculpas aos açorianos.
Desde logo, o Partido Socialista deve pedir desculpas aos açorianos por ter demorado mais de meia década a perceber os benefícios da abertura do espaço aéreo na nossa Região e o efeito muito positivo que essa abertura traria para a economia regional, como aliás se pode já confirmar passados poucos meses do início do novo modelo.
Durante anos, o Partido Socialista e o governo regional socialista, mais preocupados com os seus interesses do que em desenvolver um sistema de transportes capaz, criaram problemas a todos: aos açorianos que viram a sua mobilidade reduzida, às empresas penalizadas na sua capacidade exportadora e às ilhas mais pequenas, cada vez mais distantes e afastadas.
Ou seja, com o Partido Socialista os açorianos conheceram transportes maus e caros. Com o trabalho do primeiro ministro Pedro Passos Coelho e do presidente do PSD/Açores, Duarte Freitas, foi possível elaborar um modelo cujos ganhos são já inquestionáveis.
Se o Partido Socialista pretendesse qualquer abertura do espaço aéreo na nossa Região, ela poderia ter sido concretizada entre 2006 e 2011, mas nunca se viu José Sócrates, Carlos César ou Vasco Cordeiro desenvolver qualquer iniciativa que o permitisse.
Pelo contrário. Carlos César prometeu passagens a 100 euros e nunca as concretizou e Vasco Cordeiro entregou em Lisboa um modelo de transportes que acentuava o monopólio da SATA na nossa Região.
Aliás, o Partido Socialista deve, também, um pedido de desculpas aos açorianos pela forma como tem vindo a destruir o grupo SATA.
São os açorianos, e não o governo regional, quem está a pagar os desmandos socialistas na empresa. São os açorianos quem está a pagar as más opções da frota e são os açorianos quem paga as sucessivas ingerências socialistas na empresa
Só mesmo o Partido Socialista para achar que reforçar ligações aéreas em cima do joelho significa trabalho. Não é verdade. O que se está a passar nas ligações inter ilhas constitui, isso sim, a prova definitiva de como é mais do que hora do Partido Socialista se meter ao caminho e deixar de prejudicar os açorianos.
Para o PSD/Açores, o mais importante, no entanto, é que o novo modelo de transportes está a funcionar. A gerar economia, a criar empregos e a fazer com que nos Açores se respire um novo ar.
São benefícios que o PSD/Açores se propõe para todas as ilhas: o desenvolvimento coeso da nossa Região e a melhoria da qualidade de vida dos açorianos de todas as ilhas.
E é isso que o PSD/Açores e o seu presidente Duarte Freitas vão continuar a fazer, por muito que isso incomode os governantes e os deputados socialistas.