“O governo regional tem de deixar de brincar aos aviões. A SATA não é o vosso brinquedo”, disse o deputado social-democrata Jorge Macedo, responsabilizando “o governo socialista pela situação financeira da empresa de aviação”.
“Mandaram a SATA voar para destinos tropicais [Salvador da Baía]. Foi uma decisão desastrosa. Mandaram a SATA fazer uma base na Madeira. Em 4 anos acumularam 20 milhões de prejuízos. Foi uma decisão ruinosa. Mandaram a SATA ir buscar turistas ao centro da Europa. Uma decisão de recurso para disfarçar uma promoção turística amadora”, frisou o parlamentar.
Segundo Jorge Macedo, este governo “interferiu na gestão diária da SATA, e o resultado são os 16 milhões de prejuízos em 2013”.
Em Dezembro de 2013, a SATA “reclamou 40 milhões em dívida por parte da Secretaria Regional dos Transportes e Turismo, mas o governo regional só tinha 19 milhões no Orçamento”.
“A vossa brincadeira custa muitos milhões aos açorianos e deixa a SATA numa situação financeira aflitiva, obrigando a empresa a recorrer à banca”, apontou, lembrando que “o resultado é que, de 2009 para 2013, o passivo bancário da SATA cresceu de 30 para 142 milhões”, afirmou o deputado social-democrata.
Jorge Macedo desafiou mesmo o secretário regional Victor Fraga a garantir que, “face à situação financeira da SATA, não existirão despedimentos na empresa”. Na resposta, Victor Fraga disse que não iria antecipar o Plano Estratégico que a empresa irá apresentar.