Skip to main content

O PSD/Açores pediu ao Governo Regional um conjunto de esclarecimentos sobre a intervenção anunciada para o Porto das Poças, na ilha das Flores. Para o deputado Bruno Belo, o executivo “deve esclarecer os florentinos em relação ao projeto a executar, e se é o mesmo apresentado, com pompa e circunstância, antes da eleições regionais de 2012”, avançou.

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, o social-democrata lembra que, “no dia 19 de março de 2012, o então subsecretário regional das Pescas, e uma delegação de pescadores florentinos assistiram, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), aos ensaios em modelo reduzido da solução preconizada para a ampliação do Porto das Poças”.

“O que queremos agora saber, é se a obra inscrita na Carta Regional das Obras Públicas, com início previsto para o 1º semestre de 2015, corresponde ao projeto testado no LNEC, nomeadamente se a ampliação do porto prevê a construção de um molhe de 302 metros e de um contra molhe de 104 metros, ficando com cerca de 15.000 metros quadrados de área molhada, 8.000 metros quadrados de terrapleno e pontões flutuantes com capacidade para 88 embarcações”, questiona Bruno Belo.

O deputado do PSD/Açores realça que “Nos ensaios feitos, foram aprovados pelos profissionais das pescas as condições de entrada e saída do porto, e as condições de abrigo proporcionadas por aquela solução em condições de mau tempo”, explica.

“Agora, os florentinos exigem saber se é de facto aquela obra que vai avançar, ou se há outro para ser implementado. A reabilitação do Porto das Poças assume grande importância económica, pois é onde existe o maior número de barcos de pesca, profissional e desportiva, e é também o porto onde se faz o embarque e o desembarque de passageiros para o Corvo”, conclui Bruno Belo.