Skip to main content

O PSD/Açores denunciou “vários fatores de instabilidade” que “condicionam os trunfos da ruralidade na ilha de Santa Maria”, sendo que “os transportes marítimos continuam a ser o grande bloqueio ao desenvolvimento da agricultura local, principalmente na exportação da meloa e da carne”, disse o deputado Paulo Parece.

A declaração foi feita após um conjunto de visitas de um grupo de deputados social-democratas: “Contatamos com agricultores, com a sua associação e a sua cooperativa. Durante o dia de trabalho fomos assistindo à angústia dos agricultores relativamente ao seu futuro”, disse o parlamentar aos jornalistas.

Paulo Parece frisou que “a instabilidade do setor agrícola em Santa Maria está patente na inexistência de transportes marítimos regulares, mas também na ausência de assistência técnica ao agricultor”.

“Tudo resulta do facto do Governo Regional apresentar uma estrutura institucional e orgânica mal preparada, e sem resposta às novas preocupações e aos novos desafios dos produtores locais. Afinal trata-se do setor mais importante da ilha”, avançou.

“É urgente apostar no dinamismo e na capacidade de iniciativa dos marienses, como principal alavanca do seu progresso”, afirmou o deputado, dando como exemplo a carência “de um serviço de informação de agrometeorologia, que forneça aos agricultores dados meteorológicos necessários à atividade agrícola”.

“Em Santa Maria, pela constituição do solo e baixa altitude de muitos terrenos, a variabilidade climática prejudica as produções de forma inesperada. Daí que deveria haver um serviço regional, até porque existe esse conhecimento ao nível do Centro de Clima, Meteorologia e Mudanças Globais (CLIMAAT) da Universidade dos Açores”, lembrou.

Para Paulo Parece, “é com preocupação que confirmamos a ausência de políticas de planeamento e de competitividade que são fundamentais para o progresso do Agro-Rural em Santa Maria. Falta informação, formação, experimentação e investigação científica, assim como os necessários estudos prospetivos de mercado”, concluiu.