O presidente do PSD/Açores anunciou que a primeira do Universidade de Verão do partido, que decorre de 12 a 14 de setembro, vai juntar jovens oriundos de todas as ilhas com o objetivo de formar “líderes cívicos” e contribuir para o debate político.
“Este projeto vai formar jovens açorianos não só na perspetiva partidária, mas também cívica”, afirmou Duarte Freitas, que revelou que a iniciativa vai juntar 30 jovens militantes social-democratas e não militantes escolhidos entre mais de seis dezenas de candidaturas.
A Universidade de Verão, que constitui uma organização conjunto do partido e da JSD/Açores, vai decorrer no Hotel Vale do Navio, nas Capelas, ilha de São Miguel, reunindo um conjunto de personalidades, “muitas sem compromisso partidário”, que vão abordar “grandes questões da região e do mundo”, como a autonomia, o mar, a saúde, o desporto, a educação, o emprego e a economia, referiu Duarte Freitas.
Carlos Coelho, presidente do conselho de administração do Instituto Francisco Sá Carneiro, responsável pela Universidade de Verão do PSD nacional e que vai dar apoio na realização da Universidade de Verão do PSD/Açores; Armando Rocha, professor da Universidade Católica; Paulo Colaço, especialista em Comunicação; Teresa Ruel, professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas; e Álvaro Dâmaso, ex-líder do PSD/Açores, são alguns dos nomes que vão intervir no evento.
A Universidade de Verão do PSD/Açores vai ter também como oradores os professores da Universidade dos Açores Carlos Amaral e Gualter Couto, o jornalista Osvaldo Cabral e deputados regionais, nacionais e europeus do PSD/Açores.
O reitor da Universidade de Verão do PSD/Açores é Emanuel Macedo de Medeiros, “uma personalidade dos Açores mas de âmbito nacional e internacional”, dado que foi “fundador e diretor da Liga Europeia de Clubes de Futebol, secretário geral da Liga Europeia de Clubes de Futebol, é embaixador do desporto e lidera um projeto internacional sobre Segurança no Desporto”.
“Esta primeira edição da Universidade de Verão será o pontapé de saída de um projeto que pretende ano após ano marcar a formação da juventude nos Açores. É um projeto ambicioso e o cumprimento de um compromisso que apresentei no último congresso”, disse Duarte Freitas, destacando que a iniciativa é uma das muitas que visa “restabelecer o elo entre o PSD/Açores e os açorianos”.
O presidente do PSD/Açores acrescentou que a iniciativa junta-se a outras que o partido “tem no terreno” junto dos militantes e não militantes para “refletir e preparar o projeto do PSD/Açores para 2016”.
Já o reitor da Universidade de Verão do PSD/Açores disse notar “um défice de debate de cortar à faca e um défice de participação cívica” na Região e destacou o caráter “inovador” do projeto para “formar líderes nos vários planos”.
“Não me resigno com uma taxa recorde de falências das empresas. Não me resigno com uma taxa recorde de desemprego, não me resigno com a taxa de iliteracia existentes nos Açores”, afirmou Emanuel Macedo de Medeiros.
Já o presidente da JSD/Açores, Cláudio Almeida, valorizou a importância da iniciativa, alegando que é uma aposta na formação dos jovens açorianos e vai ao encontro das pretensões da estrutura de juventude do partido, alertando também para o “défice de participação política” entre os jovens.
A Universidade de Verão vai ser transmitida em direto através do site do PSD/Açores.