A eurodeputada açoriana Sofia Ribeiro ficou integrada na Comissão de Emprego e Assuntos Sociais e da Agricultura e Desenvolvimento Rural, após terem ficado concluídas, em Estrasburgo, as negociações dos Grupos Políticos para a composição das diferentes Comissões Parlamentares.
Segundo Sofia Ribeiro, “este foi o resultado de intensas negociações ao mais alto nível, em que o PSD/Açores conseguiu os seus propósitos, que passava por um lado manter a presença do Eurodeputado dos Açores na Comissão AGRI, abrir o espectro de participação dos Deputados Açorianos a temáticas tão relevantes como o Emprego, que estará no centro das preocupações europeias nesta legislatura. Como sabemos, a nossa Região é uma das mais afetadas por este flagelo, pelo que consideramos importante a nossa participação nesta comissão, de modo a influenciar as medidas que saírem do Parlamento Europeu, para que tenham em conta as nossas especificidades e realidades, tentando desta forma trazer mais recursos para a Região poder combater este flagelo”.
Num processo negocial que envolveu quer a coordenação dentro do grupo político europeu do PSD, quer ao nível do próprio Partido Popular Europeu, foi conseguido que as regiões ultraperiféricas dos Açores e da Madeira conseguissem abranger as Comissões com maior impacto nestes territórios.
“Estou muito satisfeita pela coordenação e articulação entre todos os Eurodeputados Portugueses, que permitiu que alcançássemos este resultado. Destaco o facto de já ter articulado com a minha colega da Madeira, de modo a constituirmos uma equipa de trabalho na defesa das nossas Regiões na Comissão de Transportes e Turismo e na das Pescas, que são da sua responsabilidade. Foi um resultado muito bom e o facto das duas deputadas das RUP ficarem com estas Comissões mais importantes paras as nossas Regiões, é sem dúvida um fator positivo”, afirmou.
A finalizar, Sofia Ribeiro referiu que “não obstante ter assento nestas duas comissões, irei estar muito atenta a todas as outras, sempre que estejam em causa os assuntos dos Açores, e procurarei influenciar em nosso benefício todos os documentos que tenham impacto na nossa Região”.