O presidente do PSD/Açores lamentou que “o governo regional e o Partido Socialista continuem a parecer mais preocupados em atacar os partidos da oposição e os parceiros sociais do que em procurar soluções para os graves problemas que atingem a Região”.
Duarte Freitas, em declarações à comunicação social no início das jornadas parlamentares dos sociais democratas açorianos, que estão a decorrer na ilha Graciosa, considerou que “essa estratégia do governo regional e do Partido Socialista tem apenas como objetivo disfarçar perante os açorianos que o Partido Socialista apresentou aos açorianos um programa que não está a atingir os resultados prometidos”.
Para o presidente do PSD/Açores, “é por isso muito importante que o governo regional se concentre em resolver os problemas, em aplicar as medidas que prometeu aos açorianos ou então em explicar os motivos pelos quais está a falhar em matérias tão relevantes como o combate ao desemprego”.
As jornadas parlamentares do PSD/Açores na Graciosa “têm como objetivo acompanhar o que está a acontecer numa ilha que enfrenta grandes problemas ao nível da coesão e do desenvolvimento, que por vezes parece estar afastada do arquipélago, como se verifica com as dificuldades de transporte ou de escoamento de produtos”.
“Verificamos que se continuam a registar aqui grandes problemas, ao nível da promoção dos produtos, no apoio ao seu escoamento. Há anos que os problemas da Graciosa são reconhecidos e até apontados por membros do governo regional, mas depois não se verifica qualquer avanço nas políticas socialistas, como é o caso de uma aposta decisiva no mercado interno, permitindo que as ilhas conquistem espaço para os seus produtos quer dentro do arquipélago, quer no exterior”.
Duarte Freitas reafirmou, por isso, a necessidade “imperiosa do governo regional começar a governar depressa. Já passou muito tempo desde as eleições regionais. Os açorianos estão cansados de ouvir desculpas socialistas e exigem soluções para os seus problemas”.