Duarte Freitas assegurou que “as tentativas políticas do governo regional de desviar atenções dos graves problemas da Região não farão com que o PSD/Açores se desvie do seu caminho de propositura aos açorianos e de responsabilizar o governo PS, que já leva 18 anos de vida, pela situação que vivemos na Região”.
“Ainda esta semana apresentámos aos açorianos um conjunto de propostas para o sector do Turismo. Contribuímos com ideias para a agenda do Emprego, temos um modelo que ajuda a resolver o problema das listas de espera cirúrgica nos hospitais”, disse Duarte Freitas garantindo que “o PSD/Açores vai continuar o seu trabalho de encontrar soluções para os problemas criados pelo Partido Socialista aos Açores e aos açorianos”.
“O governo regional e o Partido Socialista passam a vida a apontar o dedo a todos, como se não fossem eles os responsáveis pela situação em que nos encontramos. Dezoito anos de governo socialista depois e os Açores têm a maior taxa de desemprego do país, a maior taxa de abandono escolar, o maior índice de pobreza e diversos outros indicadores sociais que deviam envergonhar quem se encontra no governo há quase vinte anos”, disse Duarte Freitas.
O presidente do PSD/Açores lamentou, ainda, que o governo regional e o Partido Socialista “não expliquem claramente aos açorianos que não queriam o modelo de obrigações de serviço público agora apresentado como se fosse o seu, que não expliquem que receberam dos impostos dos açorianos, em 2013, mais 126 milhões de euros e que vão receber mais fundos comunitários nos próximos anos por causa do bom trabalho desenvolvido pelo governo da República”. “Os socialistas estão sempre prontos para chamar a si os louros por tudo o que corre bem e para apontar aos outros responsabilidades do que corre mal”.
“Os socialistas queixam-se todos os dias do governo da República, mas são quem mais tem ganho com as medidas do governo da República”, disse Duarte Freitas, defendendo que “os socialistas não têm mais desculpas porque eles são governo há 18 anos e todos os graves indicadores sociais que se registam derivam da sua má governação”.
“O PSD/Açores critica quando deve criticar e elogiar quando deve elogiar” garantiu Duarte Freitas, garantido que “os social-democratas açorianos vão continuar a apresentar propostas que melhorem a vida dos açorianos e a afirmar-se como alternativa na nossa Região”.