Skip to main content

O PSD/Açores denunciou que o Centro de Processamento de Resíduos e o Centro de Valorização Orgânica por Compostagem da ilha do Pico “continuam sem funcionar, apesar de concluídos há dois anos”.

“Este, como outros investimentos no setor dos resíduos na Região, estão longe das datas e realidade prometidas pelo PS”, disse o deputado Luís Rendeiro.

Por esses motivos, “o PSD/Açores vai chamar o Secretário Regional da Agricultura e Ambiente a prestar esclarecimentos na comissão parlamentar competente para o efeito”, avançou o parlamentar, frisando que se exige a este governo “que seja capaz de resolver os problemas da Região. Não basta gastar milhões em betão e em obras que depois ficam inactivas e não servem as populações”, criticou.

“As obras de construção do Centro de Processamento de Resíduos e Centro de Valorização Orgânica por Compostagem do Pico foram concluídas há cerca de dois anos. Atualmente, as suas instalações estão encerradas, sem qualquer utilização e sofrendo já sinais de degradação de alguns materiais”, adiantou Luís Rendeiro.

“Em Outubro de 2011, numa visita à obra do então presidente do governo regional, Carlos César, o Centro de Processamento de Resíduos do Pico foi anunciado como sendo um investimento de valor superior a 5 milhões de euros e que estaria em funcionamento no espaço de um ano”, lembrou o social democrata.

“Agora que estamos a cerca de metade do mandato do novo governo regional, e quando está concluída a referida, não se compreende a incapacidade revelada pelo governo socialista para pôr em funcionamento tão importante e avultado investimento para a ilha do Pico e para os Açores”, acrescentou.

Para o deputado do PSD/Açores, “gastar mais de 5 milhões de euros num empreendimento com aquela importância e complexidade, para depois não o colocar rapidamente em funcionamento e ter de lidar com os custos acrescidos da degradação de uma obra pronta que não funciona, não faz qualquer sentido”, concluiu.