Skip to main content

Os deputados do PSD/Açores eleitos pela ilha Terceira deram voz a um conjunto de preocupações dos utentes locais dos serviços de saúde, nomeadamente “no que diz respeito ao acesso aos cuidados de saúde primários, e atendendo a que continua a ser preocupante que mais de metade dos utentes, no caso do concelho de Angra, ainda não tenha acesso a médico de família”, disse o deputado António Ventura.

Falando à saída de uma reunião com os responsáveis pela Unidade de Saúde da Ilha Terceira, o social-democrata considerou “inaceitável que tal continue a acontecer, sendo uma preocupação recorrente há vários anos, e que a tutela ainda não conseguiu resolver. Acresce que, em 2013, se verificou uma redução de cerca de 16% nos médicos dos dois centros de saúde da ilha, o que vem agravar esta mesma situação”, avançou.

António Ventura disse ainda que “é igualmente grave o facto do Hospital da Ilha Terceira estar a dever cerca de 1,5 milhões de euros a ambos os centros de saúde da ilha, outra situação que necessita ser solucionada, pois acaba por condicionar o funcionamento e a gestão dessas mesmas estruturas”, referiu.

O deputado do PSD/Açores realçou que, durante a reunião mantida esta tarde, “nos foi apresentado um conjunto de expetativas temporais bastante otimistas, pelo que ficamos a aguardar que as referidas situações sejam solucionadas. Mas a verdade é que as queixas são recorrentes e há cerca de um ano, num encontro do género, no deparamos com um cenário em tudo idêntico”, concluiu.