Skip to main content

O PSD/Açores criticou a ineficácia das medidas do governo regional “no combate ao insucesso escolar” no arquipélago, considerando que “a redução de apoios ao regime educativo comum não pode ser uma opção a considerar, pois assim haverá menos professores e menor qualidade de ensino”, disse a deputada Judite Parreira.

A social-democrata lembrou que “houve até avaliações muito sumárias no regime educativo especial, motivadas certamente pelos cortes financeiros que a tutela decidiu fazer, para integrar alunos nos currículos normais. Essas medidas não vão, de todo, melhorar o aproveitamento escolar”, acrescentou.

A deputada do PSD/Açores deu também voz às queixas recorrentes “dos pais e encarregados de educação do concelho da Praia da Vitória, que se mantém preocupados com a iminência da transferência de alunos das escolas das freguesias para as mega escolas, que o senhor secretário Fagundes Duarte tanto criticou, mas que continuam a nortear a sua política para a Educação”, afirmou.

“É isso que se depreende de uma carta, assinada pelo chefe de gabinete do senhor secretário, onde são confirmadas as condições e qualidades da Escola Secundária Vitorino Nemésio para receber alunos do ensino básico do concelho da Praia da Vitória, rentabilizando a Escola Francisco Ornelas da Câmara com alunos provenientes das escolas do primeiro ciclo das várias freguesias”, lembrou.

“Ou o senhor não sabe o que é que se passa ou então alguém está a decidir por si. É que diz uma coisa agora e diz outra depois”, concluiu Judite Parreira.