Skip to main content

O PSD/Açores questionou o Secretário Regional da Educação sobre o processo das obras da nova biblioteca pública de Angra do Heroísmo, querendo saber “em que ponto está o processo, sabendo-se já que a obra terá custos acrescidos pelos cerca de dois anos em que esteve, e ainda está, parada”, disse o deputado Luís Rendeiro.

“Este é um problema do governo regional que, neste caso, não pode como habitualmente faz, tentar atirar as culpas para outros, como o governo da República”, disse o social-democrata, lembrando que a mesma “já teve cinco derrapagens financeiras, que aumentaram o custo em cerca de 1,7 milhões de euros, e ainda vai custar mais dinheiro aos açorianos”, avançou.

Numa altura em que se aguarda novo relatório do Tribunal de Contas, que esteve a fiscalizar todos os procedimentos da obra e da empreitada foi, ainda recentemente, “o próprio diretor regional da cultura a confirmar-nos que, do mais recente concurso, constavam obras que já tinham sido realizadas e faturadas”, afirmou Luís Rendeiro.

O deputado do PSD/Açores desafiou assim o governante “a assumir o que é que quer daquele projeto”, para além de ser inegável que “tem de terminar a obra, pois está num ponto e num custo em que já não pode voltar para trás. Assim, nem se conclui o mamarracho nem se conclui o investimento, e são os açorianos que estão a pagar tudo isso”, concluiu.