O PSD/Açores pediu explicações ao Secretário Regional da Educação sobre as dispensas dos professores classificadores das Provas Finais de Português e Matemática, realizadas recentemente pelos alunos do 4º e 6º anos de escolaridade.
“Ao contrário do que foi feito em todo o território nacional, a dispensa não foi, estranhamente, dada durante o processo de classificação dos alunos”, disse a deputada Judite Parreira.
“Pela mão da Diretora Regional da Educação, a tutela dispensou os professores, não por dois dias como no resto do país, mas por quatro dias, mas para serem gozados após o términus das atividades letivas, de acordo com um agendamento feito pelo órgão de gestão, no âmbito da autonomia das escolas”, explicou a social-democrata.
“Não se compreende esta opção, até porque as provas terão a sua classificação a decorrer até 6 de junho, enquanto as aulas vão terminar no dia 13. Ou seja, os professores serão dispensados, é certo que em mais tempo, mas já depois da altura em que necessitam de um período para trabalho extra”, avançou Judite Parreira.
“Trata-se, afinal, de um trabalho complementar, minucioso e exigente, que será uma sobrecarga de trabalho para os professores. Além de que coincide com o período de avaliação dos seus próprios alunos. Assim, o governo regional parece estar apenas a dar uma espécie de compensação por um trabalho realizado”, lamenta a deputada do PSD/Açores.
Para Judite Parreira, “é indispensável que o senhor secretário da tutela se pronuncie publicamente sobre a razão lógica desta medida, que sobrecarrega os professores classificadores, não lhes disponibilizando mais tempo para se dedicarem a uma tarefa tão minuciosa, e colocando-os numa situação de desvantagem em relação aos seus colegas do continente, mesmo se receberam um número inferior de provas, cada um, para classificar”, concluiu.