O grupo parlamentar do PSD/Açores requereu a audição, na Comissão de Economia, do Secretário Regional dos Recursos Naturais, para que Neto Viveiros “possa explicar de que forma é que o Governo Regional pretende ajudar a Lactopico, sabendo-se do momento muito difícil que atravessa a cooperativa”, disse o deputado Cláudio Lopes.
“O secretário regional já afirmou que o governo está disponível para ajudar a Lactopico, mas também já disse que não há dinheiro para a cooperativa. Assim sendo, queremos ouvir aquele governante, para que nos possa explicar de que forma é que a tutela pretende intervir no processo”, avançou o social-democrata.
“Os produtores vivem um enorme impasse, sem saberem o futuro que terá a unidade fabril, que ainda recentemente recebeu uma proposta de aquisição por parte da Insulac. Mas a verdade é que há um passivo que ultrapassa os 4,5 milhões de euros e que é urgente resolver”, frisou Cláudio Lopes.
“Neste momento há um atraso de cerca de nove ou dez meses no pagamento do leite à produção, e não se sabe o que vai ser o futuro da cooperativa nem de que forma se pretende resolver o passivo. Daí este nosso pedido de audição ao senhor secretário, exatamente para sabermos em que medida é que o governo está disponível para ajudar a Lactopico”, concluiu o deputado do PSD/Açores.