O presidente do PSD/Açores defendeu um “diálogo sério e de boa fé entre Região e República para ultrapassar as dificuldades que se vivem atualmente no serviço público de rádio e televisão”, de “forma a alcançar uma solução que resolva problemas e que permita quase refundar o serviço público audiovisual nos Açores”.
Duarte Freitas, que falava à comunicação social no final de uma visita às instalações da RTP/Açores em Angra do Heroísmo, lamentou “a situação a que se chegou por falta de investimento de sucessivas administrações” considerando, no entanto, que “mais importante do que procurar culpas no passado de diferentes administrações é trabalhar para resolver os problemas atuais”.
Para o presidente dos sociais democratas açorianos é também “importante que se evite transformar este assunto para uma guerrilha político partidária”. “O tempo deve ser de diálogo, de responsabilidade e de aproveitar esta oportunidade para se retomarem os investimentos em equipamentos, infraestruturas e ao nível do pessoal”.
Duarte Freitas recordou que em relação à proposta apresentada pela República o PSD/Açores entende que ela tem “algumas boas intenções, mas também algumas preocupações”.
É sobre essas preocupações, explicou o presidente do PSD/Açores “que devemos agir uma vez que seguramente, com diálogo, será possível encontrar respostas que ultrapassem essas preocupações”.