Skip to main content

O presidente dos Trabalhadores Sociais Democratas (TSD) dos Açores considerou hoje, em Ponta Delgada, que “o governo regional está a falhar no combate ao desemprego como se comprova pelo facto da região ser a única no país onde a respectiva taxa aumentou durante o primeiro trimestre deste ano”.

Joaquim Machado, que falava à comunicação social, considerou os números divulgados na semana passada pelo Instituto Nacional de Estatística, “sem precedentes em quase quatro décadas de Autonomia” por representarem “a maior taxa de desemprego de sempre nos Açores”. “Isso deve envergonhar os governantes regionais socialistas”, considerou.

“Dramaticamente registamos que cada vez que o Governo Regional anuncia uma medida, um programa ou uma estratégia para combater o desemprego mais açorianos ficam privados do trabalho e consequentemente de rendimentos para fazer face a uma vida condigna” lembrou o dirigente dos trabalhadores sociais democratas açorianos lamentando que “só nos primeiros três meses do ano tenham sido extintos nas nossas ilhas 1.102 postos de trabalho, à média de três por dia”.

Para Joaquim Machado “não há desculpa que possa ilibar o Governo Regional socialista deste drama social. No último trimestre apurado a taxa de desemprego nos Açores ficou 2,9 pontos percentuais acima da média nacional e 1,4 superior à verificada na Madeira. Só a região do Algarve regista mais desemprego do que nos Açores. Infelizmente nas nossas ilhas verifica-se uma tendência inversa à registada no conjunto do país, onde há um ano o desemprego vem ininterruptamente a diminuir”.

O presidente dos TSD considera, também, “uma falsa desculpa, uma mentira e um insulto as justificações do governo regional e o PS aos açorianos justificando os números do desemprego com o aumento da população ativa”.

“Com efeito, a população ativa no 1º trimestre deste ano é idêntica à média verificada em 2009. A diferença, essa sim, é abissal no número de desempregados: 8.100 mil em 2009; 21.725 de janeiro a março deste ano. Portanto, a taxa de desemprego cresceu nos Açores não porque aumentou a população ativa mas porque falharam as políticas socialistas de combate ao desemprego e de criação de novos postos de trabalho. Não admitir nem perceber isso é não querer enfrentar o problema”, disse.

Joaquim Machado apelou ainda ao governo regional para “pagar o que deve e pagar atempadamente aos seus fornecedores” uma vez que essa “é a medida mais urgente que o Governo Regional pode promover a favor do emprego nas nossas ilhas”.