Skip to main content

O presidente do PSD/Açores garantiu que a candidatura açoriana ao parlamento europeu pela coligação Aliança Portugal é aquela “que melhor assegura ambição e trabalho para ter cada vez mais Açores na Europa assim como mais Europa nos Açores”.

Duarte Freitas, que falava na apresentação dos mandatários açorianos da coligação lamentou, por isso, “o discurso que tem sido feito por alguns partidos” e que indica que esses partidos “não se apresentam nestas eleições para debater ideias e propostas para a Europa”.

Ao contrário desses partidos, disse o líder dos sociais democratas açorianos, “o PSD/Açores apresenta-se nesta coligação convicto de que ela é a melhor proposta para Portugal e para os Açores”.

“Temos propostas para apresentar aos açorianos. Queremos mais Açores na Europa e queremos aproveitar o aproximação comercial e económica que se verifica atualmente entre a Europa e os Estados Unidos para destacar a centralidade dos Açores nesta nova realidade”.

Duarte Freitas recusou, ainda, a ideia que tem sido transmitida pela candidatura socialista de que as eleições europeias devem ser utilizadas para penalizar a República.

“É um debate que não quero protagonizar, porque isso seria o mesmo que eu afirmar aos açorianos que não devem votar no partido do governo regional porque esse governo anda a cortar nos serviços de saúde, a cortar nos apoios às IPSS” disse Duarte Freitas acrescentando que isso “seria o mesmo que dizer aos açorianos para não votarem no partido que apoia o governo regional porque esse governo não paga o que deve, cria dificuldades às empresas, provoca desemprego e não cumpre o que prometeu nas eleições”.

Para Duarte Freitas, é importante “que os açorianos votem na Aliança Portugal e na Sofia Ribeiro porque apresentamos uma excelente candidata, porque temos ambição, porque queremos trabalhar pelos Açores na União Europeia e porque pretendemos defender a nossa Região nos grandes desafios para os próximos anos”.

“Queremos ser uma voz ativa na defesa dos agricultores e no grande desafio que constitui o fim do regime de quotas leiteiras e na defesa dos pescadores e do nosso Mar, que vai precisar de grande atenção durante os próximos anos”.

A coligação Aliança Portugal apresentou hoje como mandatário jovem o advogado Francisco Monteiro da Silva e como mandatário da candidatura o médico veterinário Luís Henrique Sequeira de Medeiros.

Para o presidente do PSD/Açores “é uma honra poder contar com a participação ativa de um jovem com grande qualidade, assim como com o contributo de uma personalidade que dispensa apresentações e que foi um dos rostos mais importantes da política agrícola regional e no desenho das políticas comunitárias de apoio à agricultura nos Açores”.