Skip to main content

A candidata da coligação “Aliança Portugal”, Sofia Ribeiro, comprometeu-se “a concretizar um trabalho de grande proximidade e parceria permanente com as instituições açorianas e com os açorianos para melhor representar os interesses da Região na União Europeia”.

Sofia Ribeiro, que falava à comunicação social no final de uma reunião com a direção da Unileite, assumiu, por isso, “todo o empenho para fomentar essas sinergias o mais possível”.

“Os próximos anos serão de grande importância ao nível da aplicação de fundos e no desenvolvimento de estratégias orientadas para a capacidade de inovação, pelo que a proximidade entre as instituições e quem representa dos Açores no Parlamento Europeu é de grande relevância”, disse.

Segundo a candidata da coligação PSD/CDS, “o trabalho que vai ser desenvolvido nos próximos anos, com a aplicação do novo quadro comunitário de apoio, é muito importante porque ele está vocacionado para áreas fundamentais nos Açores”.

Ou seja, explicou, “a estratégia dos fundos comunitários encontra-se orientada para a inovação e para a investigação e isso é de grande importância para a nossa região”.

De facto, salientou, “os Açores têm de apostar no desenvolvimento de atividades económicas ligadas à produção e à transformação. Na Unileite vemos já algum desse trabalho, quer pela sua quota de mercado, quer pela apresentação de novos produtos com qualidade”.

“Os Açores não podem concorrer em grande escala porque não possuem quantidades para isso. Temos, por isso, de apostar na qualidade e na diversificação. Esta aposta é uma via muito importante para que os Açores e os produtos açorianos possam ser competitivos no exterior”, acrescentou.