O PSD/Açores lamentou que o governo regional e o Partido Socialista tenham recusado uma “boa proposta dos sociais democratas açorianos para reforçar a promoção e comercialização nacional e internacional dos produtos culturais regionais”.
No parlamento regional foi debatida uma proposta do PSD/Açores para o apoio à promoção de produtos culturais açorianos que visava, entre outros aspectos, a celebração de protocolos com as Casas dos Açores para a criação de espaços específicos dedicados à exposição e venda de produtos como livros, CD’s ou DVD’s e também a realização de acordos com grandes superfícies comerciais do continente português para o mesmo fim.
Durante o debate, o deputado social democrata açoriano José Andrade lamentou “a falta de vontade do governo regional” para a viabilização da proposta do PSD/Açores, “parecendo mais interessado em encontrar dificuldades e obstáculos do que em trabalhar para reforçar a promoção dos nossos produtos culturais no exterior”.
Para os sociais democratas “é importante que a produção cultural açoriana possa ultrapassar as fronteiras da Região, levando a nossa produção cultural ao exterior de forma permanente e consquente”.
Para José Andrade “a quantidade e a qualidade dos produtos culturais açorianos justifica o apoio das entidades públicas regionais na criação de condições para que este sector possa ganhar projeção e mercado no exterior”.
“Infelizmente o governo regional e o Partido Socialista recusam esta proposta dando ideia de que o fazem, não porque discordem da mesma mas só por ela ter sido apresentada pelo PSD/Açores”, lamentou.