Skip to main content

O PSD/Açores solicitou ao governo regional um conjunto de informações referentes aos pagamentos das linhas de apoio aos agricultores, referindo que “há atrasos que impedem muitas vezes que os investimentos ocorram, ou então que prejudicam o rendimento e planeamento das nossas explorações agrícolas”, disse o deputado Renato Cordeiro.

Segundo ao social-democrata, “o investimento nas explorações agrícolas açorianas, tem sido realizado com o apoio das diversas linhas de apoio que o governo regional disponibiliza, resultando a sua aplicação num maior rendimento e na melhoria das condições de trabalho dos produtores, pelo que os atrasos que se verifiquem são extremamente prejudiciais”, explicou.

“Planear os investimentos depende da calendarização desses pagamentos, já que perante as instituições financeiras aderentes às linhas de apoio, o agricultor fica dependente do cumprimento correto das obrigações do governo”, alertou Renato Cordeiro.

Assim, e num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, o social-democrata questiona a tutela sobre “as datas de pagamentos a cada linha de apoio, na campanha anterior e na deste ano, nomeadamente no que se refere aos programas PROAMA, PRORUARAL, SAFIAGRI E RICTA”.

“Queremos saber quais os montantes que já foram pagos e os que estão por pagar, quais as razões para o atraso destes pagamentos, e quantas candidaturas existem por programa e por ilha”, concluiu o deputado do PSD/Açores.