Skip to main content

O PSD/Açores solicitou, no dia mundial do Livro, ao governo regional informações sobre a disponibilidade do executivo para fornecer parte dos livros editados pela direção regional da Cultura, e que se encontram em depósito, às bibliotecas municipais da Região.

Num requerimento assinado pelo deputado social-democrata José Andrade, recorda-se que existem na Região 17 bibliotecas municipais em todos os concelhos, com exceção de Angra do Heroísmo e Horta e que essas bibliotecas exercem um serviço cultural de interesse regional, especialmente nas ilhas de Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico, Flores e Corvo, onde se não localizam as três bibliotecas públicas da Região.

No entanto, alerta, “sendo embora o único espaço de promoção da leitura na maioria das ilhas e concelhos dos Açores, as bibliotecas municipais subsistem com grande dificuldade de conveniente renovação da sua oferta livresca”.

Assim, explica o deputado José Andrade “considerando que o governo dos Açores edita ou apoia integralmente inúmeras publicações de temática diversa desde os anos setenta, sobretudo através da Direção Regional da Cultura, que muitas dessas edições regionais não tiveram inicialmente e desde então a divulgação pública alargada que o seu investimento público pressupõe e que muitos desses livros em depósito na Direção Regional da Cultura ou entidades subsidiadas, além de desaproveitamento, correm risco de deterioração seria mutuamente conveniente disponibilizar uma coleção das publicações subsistentes a cada uma das bibliotecas municipais da Região Autónoma dos Açores para consulta pública nos respetivos concelhos”.

O deputado social democrata questiona, por isso, o governo regional sobre “o número de livros editados ou subsidiados pela Região Autónoma dos Açores e, aproximadamente, com que número de exemplares disponíveis e desde quando, se encontram em depósito da Direção Regional da Cultura ou de outros departamentos governamentais, se já foram desenvolvidas algumas diligências para ceder essas obras às bibliotecas municipais e se pretende o Governo implementar ou reiterar esse procedimento presentemente com as publicações em arquivo e regularmente com as futuras edições”.