Skip to main content

A aproximação feita à problemática da diminuição de efetivos norte-americanos na Base das Lajes, e a consequente dispensa de trabalhadores açorianos, por parte das diversas entidades envolvidas, na Região, em Lisboa e em Washington, revela maturidade democrática, colocação dos interesses das populações em primeiro lugar e uma dose de sorte.

A proposta legislativa avançada pelo Congressista Devin Nunes, descendente de picoenses e jorgenses emigrados na Califórnia, no sentido de a Base das Lajes vir a ser uma “ponta avançada” do AFRICOM, a estabelecer-se na costa leste dos Estados Unidos, representa uma forte esperança para a economia da Terceira.

Conseguiu-se aqui chegar porque o Governo Regional demonstrou maturidade democrática, ao envolver o líder do maior partido da Oposição e ao dialogar abertamente com o Governo da República.

Mas, foi possível aqui chegar porque, também em política, as relações de amizade contam. É que Devin Nunes tem família no Pico, e é amigo pessoal de Duarte Freitas.

Eis um exemplo de como o Governo Regional se devia comportar em tantas outras matérias. A começar pelas Quotas Leiteiras, pela RTP/A e pela Universidade dos Açores…