Os eleitos do PSD/Açores e do CDS-PP na Assembleia Municipal de Angra de Heroísmo apontam responsabilidades às governações socialistas da Autarquia pela “estagnação” a que votaram o Concelho, apontando os “péssimos” números da execução orçamental de 2013, cuja taxa de execução do investimento “foi de apenas 23,7%”, números nunca antes vistos.
Num comunicado conjunto subscrito pelos líderes das bancadas municipais do PSD e do CDS-PP, Luís Rendeiro e Maria Graça da Silveira, respectivamente, salientam que “a execução orçamental da Câmara de Angra referente a 2013 caracteriza-se por três grandes factos: Em primeiro lugar, porque não cumpriu com os projectos a que se propôs para benefício dos munícipes; Em segundo lugar, pelo sufoco financeiro imposto às Juntas de Freguesia; Em terceiro lugar, pela forma campeã como a Câmara de Angra aumentou a sua receita por via de multas”.
“Ao longo dos últimos anos as estruturas partidárias e os eleitos municipais do PSD e do CDS-PP têm vindo a denunciar a estagnação a que a governação camarária socialista tem votado Angra do Heroísmo. Desde logo pela sobre-orçamentação dos documentos; depois pelas constantes entradas e saídas de socialistas na Presidência da Câmara”, referem.
Relativamente à baixa execução de investimento, “de apenas 23.7%”, sociais-democratas e populares recordam que “o Mercado Municipal não se fez; a empreitada das calçadas de Angra, não chegou a meio e o que foi feito, foi mal feito; o Teatro Angrense continua entregue às térmitas”.
Depois, frisam, o sufoco financeiro imposto às Juntas de Freguesia: “Em 2013 foram cortados 54.660 euros às freguesias. Porém, o Município acabou o ano com mais de três milhões de euros depositados no banco, dinheiro este que rendeu 150.000 euros em juros, ou seja, o triplo do valor cortado às juntas de freguesia! Assim se vê que esta foi, meramente, uma decisão política: manter as juntas de freguesia a pão e água, reduzindo a sua dignidade e capacidade de servir os seus habitantes. A Câmara teve o dinheiro no banco, a render juros… Mas, como se sabe, um euro na mão de um Presidente de Junta de Freguesia rende mais a favor das populações”.
Por fim, Luís Rendeiro e Graça Silveira acusam a Autarquia de se ter especializado na “caça à multa”: “a Câmara de Angra aumentou a sua receita por via de multas. Já não basta a caça às multas dos parquímetros, agora temos uma Autarquia que aumenta as suas receitas por via de multas em 213%”.
“Os péssimos números relativos à execução orçamental de 2013, mas também dos anos anteriores, resultam das constantes mudanças de protagonistas socialistas à frente dos destinos da Autarquia Angrense e respectiva incapacidade. Perante estes dados que apenas confirmam a estagnação a que o PS tem votado o Concelho e os Angrenses, não é de estranhar que o sentimento das pessoas seja de que é cada vez mais difícil viver e manter um negócio em Angra”, terminaram.