O PSD/Açores defende a aposta nas Unidades de Saúde Familiar como forma de combater os problemas que se verificam atualmente com a insuficiência de recursos humanos e que continua a fazer com que milhares de açorianos permaneçam sem médico de família.
Este problema foi constatado pelos deputados do PSD/Açores, eleitos pela ilha de São Miguel, durante uma visita à freguesia dos Ginetes, onde recentemente foi diminuída a deslocação da médica colocada no posto de saúde local.
Segundo o deputado social-democrata açoriano Luís Maurício, “a deslocalização um dia por semana da médica do Posto dos Ginetes para outro Posto de Saúde tem a ver com a insuficiência de recursos na área dos cuidados primários”.
O deputado do PSD/Açores recorda, por isso, que o partido tem vindo a defender “a necessidade de se encontrarem novas formas de organização dos cuidados primários que potenciem a resposta dada aos cidadãos que não têm médico de família – dos quais os concelhos de Ponta Delgada e Ribeira Grande são particularmente carenciados –, nomeadamente a criação de Unidades de Saúde Familiar que têm constituído uma resposta muito positiva nos locais onde estão implantadas”.
“O estabelecimento de contratos-programa, através das Unidades de Saúde Familiar, que estabeleçam objetivos em termos de padrões de qualidade assistencial, níveis de produtividade, a que não são alheios o estímulo ao desempenho profissional, de modo a que se atinjam os objetivos pré definidos, são medidas que se desejam ser concretizadas”, defendeu.
Para Luís Maurício, “é necessário manter e ampliar a resposta dada aos cidadãos dos Ginetes no que à acessibilidade aos cuidados primários diz respeito, nomeadamente pela melhoria da informação prestada à população relativamente aos cuidados disponíveis, envolvendo na concretização desse objetivo as forças vivas da localidade, nomeadamente a Junta de Freguesia dos Ginetes”.