Skip to main content

O PSD/Açores considerou que o Plano Integrado dos Transportes (PIT) demonstra bem o “desnorte” do Governo Regional no setor.

“PIT são as iniciais da prova da incompetência nos transportes deste governo regional”, disse o deputado Jorge Macedo, considerando que “estamos a discutir um plano que ninguém conhece”.

“Estamos a discutir uma política de transportes em que se começou pelo teto”, disse o social-democrata, lembrando que se compraram aviões, “cuja ocupação anda à volta dos 50%, sendo literalmente verdade que andam meios vazios. Depois compraram-se novos barcos para o triângulo, que estão há 4 meses para começar a navegar”.

“E vão-se agora construir dois ferries, de 115 metros e velocidade de 25 nós, ou seja vão-se alimentar dois elefantes brancos à razão de três toneladas de fuel por hora”, adiantou o deputado do PSD/Açores, referindo que “o que se está a fazer é a loucura total”.

Jorge Macedo questionou a tutela sobre “duas questões concretas”, frisando que “o PSD/Açores quer saber em que data estarão em vigor o balcão único, assim como o bilhete intermodal, são duas perguntas diretas. Além disso, mais do que verdades de La Palisse, os açorianos querem saber quando é que vão ter passagens aéreas mais baratas”, afirmou.

“E não vale a pena desculparem-se sobre os atrasos da República, pois há uma clara cumplicidade do Governo Regional, que quer manter ao máximo o atual serviço público, para que a SATA não se tenha de preocupar com concorrência do exterior”, acrescentou.

Jorge Macedo disse ainda que “a prova de que este Plano Integrado dos Transportes não passa de música e poesia, são exatamente as recentes declarações do senhor secretário – dos Transportes e Turismo -, quando disse que o Hub da Praia da Vitória não consta do PIT porque é um projeto autónomo. Então um Hub, que o governo declara como estratégico na área dos transportes, não consta do Plano de Transportes”, questionou.

“Mas isso também é fácil de explicar, simplesmente porque nem o Plano Integrado dos Transportes vai ser concretizado, nem o Hub da Praia da Vitória verá, algum dia, a luz do dia”, concluiu o social-democrata.