O PSD/Açores acusou o Governo Regional de se ter “especializado no marketing político” e de, na falta de respostas para os problemas dos açorianos, “atacar a oposição, como se fosse culpa da oposição a inépcia governativa em que o governo caiu”, disse o deputado Costa Pereira.
Numa declaração política, o social-democrata frisou que “a governação socialista fragilizou a Autonomia”, porquanto as ilhas não se sentem “tratadas com justiça e equidade”, afirmou.
Segundo Costa Pereira, são “o distanciamento, a desilusão e o desencanto a ameaçar os ideais da nossa Autonomia. Os erros, as omissões e as opções políticas dos governos socialistas são determinadas apenas por interesses eleitoralistas, corroendo a confiança dos cidadãos e ameaçando a unidade regional”, avançou.
“A prática governativa dos últimos anos aprofundou divergências de crescimento e de desenvolvimento entre as várias ilhas, acentuando clivagens, sem amenizar o esvaziamento populacional da maioria delas”, disse Costa Pereira.
“Já se chegou ao ponto do presidente do PSD/Açores referir que existem 9 mil açorianos em lista de espera na Saúde, e de o secretário regional desmentir dizendo que o PSD/Açores não sabia fazer contas. Na semana seguinte, acabou por confirmar os números inicialmente apresentados”, lembrou.
“Quando o PSD/Açores quis criar planos adicionais de produção cirúrgica nos hospitais, o governo regional disse que era uma proposta sem sentido. Pois, ainda na passada semana o secretário da tutela anunciou que vai implementar parte do plano que o PSD havia proposto. E disse-o com a mesma candura e convicção com que um ano antes disse que tal não fazia sentido”, recordou também Costa Pereira.
O deputado do PSD/Açores acrescentou que, “os termos em que decorreu a recente polémica do cais de cruzeiros em Angra é um sério aviso”, porque, “no dia em que não formos capazes de conciliar a realidade ilha com a realidade Região, a nossa Autonomia perderá a sua alma, perderá as pessoas e deixará de ser um desígnio que une todos os açorianos”, concluiu.