Skip to main content

O PSD/Açores considerou que a utilização dos fundos comunitários “não pode ser só avaliada pelas taxas de execução mas, sobretudo, pelo impacto social e económico na vida das pessoas. E esse não melhorou nos Açores”, disse o deputado António Ventura.

“O governo regional chama a si o título de campeão da utilização dos fundos comunitários. Mas não o de campeão nos bons resultados sociais”, avançou o social-democrata, frisando que, “com tanto dinheiro recebido, é óbvio concluir que temos uma crise própria nos Açores. Ou seja, a culpa não é só externa, a culpa é muito de cá”.

“Apesar dos 5 mil euros per capita, recebidos pelos Açores entre 2000 e 2006, e depois 6 mil euros por habitante, entre 2007 e 2013, os Açores chegaram aos piores resultados sociais da sua autonomia. Isso passa-se ao nível do desemprego e ao nível da educação”, afirmou.

“Ao longo destes 17 anos de governação socialista, os Açores não conseguiram lançar as bases de uma Região com futuro, com uma economia sustentável, competitiva e capaz de gerar emprego. Capaz de criar riqueza e proporcionar oportunidades aos seus jovens”, referiu.

“Tivemos recursos financeiros e tivemos autonomia. Ou seja, tivemos dinheiro e competência própria de decisão. Exigiam-se melhores resultados a este e aos anteriores governos dos Açores”, concluiu.