O PSD/Açores congratulou-se com a decisão do Conselho Administrativo do Fundopesca de proceder à ativação deste apoio, destinado aos profissionais da pesca que se encontram impedidos de desenvolver a sua atividade devido ao mau tempo.
O deputado do PSD/Açores, Luís Garcia, considera, no entanto, que a decisão hoje anunciada “peca por tardia, apesar de todos os alertas que foram sendo feitos”.
“A ativação do Fundopesca levou demasiado tempo e com isso muitos pescadores acabaram por passar dificuldades ainda maiores nas suas vidas”, lamentou o parlamentar social democrata açoriano.
Aliás, acrescentou, “verifica-se que esta decisão só foi tomada agora por causa da crescente pressão dos próprios pescadores e dos partidos políticos da oposição que sempre defenderam a ativação do Fundopesca mesmo quando o governo regional e o Partido Socialista diziam que tal não se justificava”.
“Esta decisão demonstra que o governo regional e o Partido Socialista não tinham razão quando recusavam analisar a ativação do Fundopesca”, referiu.
Luís Garcia recorda que “ainda recentemente o presidente do PSD/Açores defendeu publicamente a necessidade de responder a esses profissionais”.
“É, por isso, com satisfação que verificamos que o governo regional foi sensível aos argumentos do PSD/Açores e das entidades representativas do sector”, concluiu.