O PSD/Açores vai apresentar no parlamento regional uma iniciativa destinada a reafirmar a importância histórica do Hino dos Açores, anunciou o presidente do partido, Duarte Freitas.
O líder dos sociais-democratas açorianos, que falava à comunicação social durante uma visita à sede da Filarmónica Progresso do Norte, em Rabo de Peixe, disse discordar de qualquer alteração aos símbolos autonómicos regionais.
“O PSD/Açores discorda de qualquer tentativa de alteração aos símbolos da Região”, disse Duarte Freitas recordando que esses símbolos “estão previstos em decreto legislativo regional desde 1979”.
Para Duarte Freitas, a iniciativa, a apresentar no parlamento regional, pretende “sinalizar a discordância do PSD/Açores com algumas propostas para que o Hino seja alterado”.
O “Hino Popular da Autonomia dos Açores” foi tocado pela primeira vez em público pela Filarmónica Progresso do Norte fez esta segunda-feira 120 anos.
O presidente do PSD/Açores defendeu ainda “ser importante a divulgação dos símbolos autonomistas pelas escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos”.
“É a forma da história da autonomia e os seus símbolos estarem sempre presentes nas novas gerações”, afirmou.