O PSD/Açores considerou que o Governo Regional “ainda não sabe o que fazer com o mar dos Açores”, referindo que a recente aprovação e publicação da Estratégia Nacional para o Mar, “sem um plano de ação dos Açores, que figurará como anexo da mesma, é a confirmação do que o PSD/Açores sempre tem afirmado”.
“Ou seja, o Governo Regional não tem uma estratégia definida para gerir e potenciar o mar dos Açores”, disse o deputado Luís Garcia.
“Todos os documentos importantes para a governação dos Açores, até hoje conhecidos, padecem, como temos sempre denunciado, de uma omissão persistente e preocupante: a inexistência de uma estratégia para a economia do mar”, frisou o social-democrata.
“E isso é ainda mais grave quando o PS passou toda a campanha eleitoral para as Regionais de 2012 a prometer que o mar seria a grande aposta da sua governação”, lembrou, referindo que, “nesta matéria, e para defendermos efetivamente os nossos direitos e a própria Autonomia, não basta criticarmos a estratégia dos outros”.
Segundo Luís Garcia, “é necessário agir e definir a nossa própria estratégia. Infelizmente, constatamos que o Governo Regional não fez o trabalho de casa, dando nota nacional de não saber o que fazer com o nosso mar, e isso é sintomático e muito preocupante”, lamentou.
“Também é grave que, numa matéria tão importante e decisiva para o futuro dos Açores, o nosso Parlamento não tenha sido devidamente envolvido. O Governo continua a entender que este é um assunto só seu”, criticou o deputado do PSD/Açores.
“Reafirmamos aquilo que dissemos no encerramento do debate sobre o programa do Governo, referindo o mar como a sexta questão de regime, para a qual apresentámos total disponibilidade para encontrar as melhores soluções. Mas em diálogo e em concertação com todos”, concluiu Luís Garcia.