O PSD/Açores manifestou preocupação com a falta de resultados da Agenda para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, uma iniciativa do Governo Regional em curso há um ano.
“No entanto, em 2013, ano em que entrou em vigor, nem sequer conseguiu travar o aumento do desemprego, como seria seu objetivo imediato. Muito pelo contrário, o aumento do número de desempregados nos Açores foi muito significativo, agravando-se ainda mais este enorme flagelo da sociedade açoriana”, disse o deputado António Marinho.
“Na média de 2013, há mais 1962 desempregados nos Açores em relação ao ano anterior. Há mais 10,7% de pessoas sem emprego nesse período. Então, onde é que está a Agenda?”, questionou o social-democrata, que pediu explicações ao Governo Regional sobre uma solução “à qual o PSD/Açores deu acordo quanto à sua concretização, mas que queremos saber em que é que pára” um ano depois, adiantou.
António Marinho referiu mesmo que a tutela “já podia ter explicado tudo isto” pois, em agosto do ano passado, o PSD/Açores entregou um requerimento a pedir “um ponto da situação” da referida Agenda. “Seis meses depois, incompreensivelmente, está por responder”, frisou.
“Há 21 mil açorianos em situação fragilizada porque se encontram desempregados. Mais 2 mil no espaço de um ano. Necessitam de respostas que lhes restituam a esperança que perderam”, afirmou o deputado, afiançando que os social-democratas querem “acreditar nessa Agenda e melhorá-la. Mas é preciso primeiro conhecermos resultados pormenorizados que até agora não foram divulgados. É necessário que o Governo Regional se descosa e diga exatamente os efeitos que a sua criação está a ter no tecido empresarial e no emprego na Região”, concluiu.